Masmorra Cultural

Seja Bem Vindo

Alguém ainda lê blog?

Crítica: The Fundamentals of Caring (Amizades Improváveis) - 2016

The Fundamentals of Caring narra a história de Benjamin (Paul Rudd) em sua busca por redenção após algo trágico ter acontecido em seu passado. Ele é um escritor aposentado que entra em um curso para cuidar de pessoas com deficiência física. Em seu primeiro emprego conhece Trevor (O excelente Craig Roberts, de Submarine), um jovem britânico vivendo nos EUA. Após diversos conflitos os dois decidem embarcar em uma viagem pelo país com o objetivo de conhecer as "atrações mais toscas de beira de estrada" e encontrarão outras pessoas (incluindo a personagem de Selena Gomez) em uma jornada de descobrimento, entendendo que precisam aprender a superar os percalços do destino e o sofrimento do passado.



Você já deve ter percebido que se trata de um road movie. Mas aqui encontramos um road movie com propósitos nobres e singelos. Entre a mistura de drama e humor (humor de qualidade, por sinal), o roteiro desenvolve muito bem os arcos de cada personagem, mas sem se aprofundar em questionamentos sobre a vida complexos demais. O ponto forte do filme é não querer ser o que não é, tudo é honesto demais, colocando em perspectiva os dramas explorados ao longo do filme. Algumas resoluções podem parecer simplistas, mas essa é a intenção: mostrar que a vida merece ser vivida com simplicidade, mas aproveitando todos os momentos: inclusive justamente os mais simples.

A sincronia e química do elenco fica bem clara, pois trata-se de um filme com apenas 5 ou 6 personagens que interagem o tempo todo. Quanto às atuações de Rudd e Craig já era de se esperar nada menos do que o excelente, porém os momentos com piadas de humor negro são impagáveis, os dois entregam uma dupla improvável, passando por situações improváveis que se tornam extremamente cômicas e engraçadas. A surpresa aqui está em Selena Gomez: confesso que nunca havia visto alguma atuação dela e estava com um pé atrás. Mas no final das contas a participação dela no longa é essencial para a trama e sua personagem cumpre o papel com louvor.

O longa possui todos os clichês de um road movie: o romance, o momento que te faz pensar "acabou, deu tudo errado", as paradas na beira da estrada, o encontro com um ou mais personagens desconhecidos que surgem para direcionar a trama e as cenas dentro do carro que servem para desenvolver as interações deles. Aqui em The Fundamentals of Caring os clichês são utilizados mas não somente reaproveitados, na verdade as resoluções são improváveis (apenas uma ou outra bem previsível, mas nada que tire o brilho do filme). O longa faz uso dos estereótipos de um filme de gênero assim como Invocação do Mal 2 (próxima crítica a aparecer por aqui) faz com o terror: trazendo uma nova visão sobre o tema ao reciclar coisas que todos nós já vimos.

Drama

Comédia

Os diálogos são, em minha opinião, a melhor coisa do filme. Todas as conversas são críveis e o timing da comédia muito ajustado. O diretor Rob Burnett escrevia o talk show de David Letterman, o que explica de onde vêm as tiradas rápidas. Mas seu trunfo mesmo está nos momentos em que utiliza do recurso visual na comédia. Nem sempre é necessário o punchline da piada para ganhar uma risada do espectador, basta mostrar a situação de uma forma criativa (você pode entender melhor do que estou falando com esse vídeo aqui). Isso de utilizar do visual também funciona muito bem para o drama presente no filme: a situação é trágica, o espectador é inteligente o suficiente para entender isso, então não é preciso ficar dizendo ou criar cenas em que os protagonistas ficam se lamuriando. O melhor exemplo disso é a cena de revelação sobre qual é a tragédia que ocorreu no passado de Benjamin, brilhantemente construída.

A trilha cumpre muito bem seu papel também, com músicas que se encaixam nos momentos certos e merecem uma procuradinha no youtube, ao menos. Com destaque para This Is The Only Time We Have, de Ryan Miller, que toca nos créditos. Confira abaixo:



Baseado em uma obra literária (The revised fundamentals of caring, de Johnatan Evison - Disponível em formato digital na Livraria Cultura), o filme é mais um original da Netflix, mais um realmente muito bom, com bons atores, bom roteiro e muito bem executado. Uma indicação para todos os amantes de road movies e também para qualquer um interessado em uma experiência tragicômica capaz de despertar sorrisos e lágrimas. 

Sútil até mesmo em suas metáforas, minha cena preferida é o nascimento de um bebê no chão do buraco mais profundo da Terra. Há esperança para todos, a jornada é importante, seu final não.

The Fundamentals of Caring cumpre tudo a que se propõe justamente por deixar claro que sua comédia é despretensiosa e seu drama simples, apesar de abordar temas sérios consegue isso com uma certa leveza, sem deixar de passar sua mensagem otimista sobre a vida. Sério, assista esse filme, você não vai se arrepender. 

Nota: 5 estrelas




Ficha técnica:
Data de lançamento: 24 de junho de 2015 (1h37min)
Direção: Rob Burnett
Elenco: Paul Rudd. Craig Roberts, Selena Gomez
Gênero: Drama/Comédia
Disponível no Netflix? Obviamente, sim

Trailer:


Um enorme obrigado se você leu até aqui, de verdade. Abraço, espero te ver em minha masmorra de novo. 

Compartilhe:

SOBREMIM

Sou Henrique Simão, sempre (mesmo) gostei de escrever, ler, jogar videogame e assistir filmes. Então decidi juntar todas essas coisas em uma: criei o Masmorra Cultural. Mas o que faço da vida não tem nada a ver com tudo isso, cursei 1 semestre de Jornalismo e tive que sair do curso. Hoje faço faculdade de Gestão Empresarial e trabalho em um Escritório de Gerenciamento de Projetos. Escrever é meu passatempo, jogar, ler e assistir também, porém continuo atrás de meu sonho que é escrever um livro, pelo menos um, aproveitando as milhares de ideias que surgem todos os dias. Amo música e futebol também, tenho constantes embates internos com meus sentimentos e filmes de romance, em minha opinião, são os que mais se aproximam de um retrato da realidade

Participe da Conversa

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário