Masmorra Cultural

Seja Bem Vindo

Alguém ainda lê blog?

Sobre começar de novo e anjos da guarda

Lembra quando falei nesse post aqui que não necessariamente abordarei apenas cultura no Masmorra? Então, hoje começo essa nova fase de assuntos aleatórios Aproveite a leitura:

Ultimamente tenho percebido que começamos as coisas de novo frequentemente.

Estamos o tempo todo iniciando e reiniciando. Amizades, amores, projetos, promessas e sonhos. Tudo isso uma hora vai chegar a um ponto em que é necessário começar de novo. Um pedido de desculpas muitas vezes é o suficiente, porém em diversas outras vezes são necessárias demonstrações de que seu comprometimento com aquilo é merecedor de uma nova chance. Já em outras situações, só depende de você. Só depende de arriscar e deixar tudo para trás, começar do zero.

Arriscar significa literalmente (segundo o dicionário, ao menos) "Pôr em risco ou perigo". Muita coisa realmente fica em risco se você decide começar de novo. Seu orgulho, seus sentimentos e suas convicções tratadas como verdades absolutas, que se tornam irretocáveis, colocadas em pedestais altos demais para que alguém com boas intenções seja capaz de alcançá-las, para então olhar no fundo de seus olhos e dizer; "acorda, nenhuma verdade é absoluta". Na realidade, vale muito a pena colocar algumas coisas, como essas convicções, em risco.

Nada, nem mesmo a vida, dura para sempre. A questão é aprender com as lições que nos são dadas. Um dia você vai perder seu emprego que antes era "estável", vai perder o "amor da sua vida", vai ter que sair da "faculdade dos seus sonhos" ou vender o "melhor carro que já teve". Se você decidir tentar de novo, use as lições que você aprendeu de forma que seja possível dar certo dessa vez, tenha sempre a certeza de que, depois de tudo o que aconteceu, você se tornou uma pessoa melhor.

E se a decisão for no sentido de começar do zero, use as lições para que você nunca volte a perder essa mesma coisa, nunca volte a ter seu coração partido ou seu orgulho roubado, e se tiver: recomece e tente de novo, demonstrando todo o seu comprometimento dessa vez, para que sua nova chance valha a pena, valha esse risco a ser tomado.

Apesar de tudo, por mais traumática que essa perda ou decepção possa ter sido, nunca a apague de sua mente, só assim as lições podem ser aprendidas. Leve para sempre em seu coração os momentos bons e felizes que você compartilhou com aquilo ou aquele alguém, pois acredite em mim: um dia você vai sentir falta dessas memórias e vai desejar não ter tentado apagá-las.

Da mesma forma, tudo isso funciona para o outro lado da moeda. Esteja sempre aberto quando uma pessoa quiser recomeçar com você. Dê uma nova chance para que essa pessoa possa partir do início ou continuar de onde tudo parou. A vida, como eu já disse antes, é uma série interminável de inícios e fins. Perdoe, peça perdão, apague tudo o que não pôde ser reaproveitado e simplesmente: comece de novo.

Bom mesmo é quando surge um desses anjos da guarda em nossas vidas, aqueles capazes de olhar nos nossos olhos e dizer que nada é absoluto. Um anjo da guarda não necessariamente é um ser imaculado e celestial, pode ser simplesmente alguém que aprendeu com os erros ou situações impostas pela vida e tem a incrível qualidade (munida de muita empatia) de te ouvir e aconselhar, mostrar que nenhuma dor é grande de forma que se torne impossível de superar. Se um desses anjos não aparecer para você, seja seu próprio anjo. Olhe em seus próprios olhos e se comprometa a ser alguém melhor a partir de agora. 

Acima de tudo, seja o anjo da guarda de alguém. Isso pode ser demonstrado de diversas formas, mas muitas vezes basta o simples ato de entender que todos merecem ser felizes (inclusive você próprio), não importando em quais circunstâncias. Não odeie algo ou alguém simplesmente porque as decisões e situações impostas a você não o fizeram feliz, talvez essa pessoa só estivesse buscando sua própria felicidade ou essa situação te levando por um caminho gerador de "novos começos".

Proteja alguém, seja a pessoa mais otimista do mundo por ela quando tudo o que ela enxergar for pessimismo. Ajude-a a encontrar a razão, não deixe-a tomar decisões impulsivas ou force-a a ter esses impulsos. Não se afaste das pessoas importantes, todas tem algo novo a ensinar e podem ser um anjo da guarda disfarçado, pronto para te mostrar o caminho que te leva para a chance de começar de novo.



But you and I, we live and die
The world's still spinning around
We don't know why

Why, why, why, why?






Um enorme obrigado se você leu até aqui, de verdade. Abraço, espero te ver em minha masmorra de novo.
     

Compartilhe:

SOBREMIM

Sou Henrique Simão, sempre (mesmo) gostei de escrever, ler, jogar videogame e assistir filmes. Então decidi juntar todas essas coisas em uma: criei o Masmorra Cultural. Mas o que faço da vida não tem nada a ver com tudo isso, cursei 1 semestre de Jornalismo e tive que sair do curso. Hoje faço faculdade de Gestão Empresarial e trabalho em um Escritório de Gerenciamento de Projetos. Escrever é meu passatempo, jogar, ler e assistir também, porém continuo atrás de meu sonho que é escrever um livro, pelo menos um, aproveitando as milhares de ideias que surgem todos os dias. Amo música e futebol também, tenho constantes embates internos com meus sentimentos e filmes de romance, em minha opinião, são os que mais se aproximam de um retrato da realidade

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

1 comentários:

  1. Acho que seu texto resume um pouco do que é a vida. Se as coisas fossem planejadas e acontecessem exatamente desse jeito, tudo seria monótono, chato e estressante. Nós somos movidos por desafios e escolhas difíceis, temos a necessidade de aprender com os nossos erros, para então nos tornarmos pessoas melhores. E quando nos faltam oportunidades, todas as escolhas parecem erradas ou quando a vida não nos é justa, é o momento em que mais devemos nos arriscar, ou "pôr tudo em perigo", e na minha sincera e humilde opinião, acredito que somos nossos próprios anjos da guarda, que não precisamos depender de outra pessoa para ser feliz. É claro que precisamos de amizade e outros vínculos, mas estes devem apenas melhorar a nossa vida e não nos fazer dependente deles. Buscando nossa própria felicidade é como vamos nos arriscar, é como vamos nos tornar nossos próprios anjos.
    - U Know Who

    ResponderExcluir