Masmorra Cultural

Seja Bem Vindo

Alguém ainda lê blog?

Crítica Cinematográfica: Garota Exemplar

Em tempos em que as adaptações literárias se transformaram no caça níquel de Hollywood, Garota Exemplar (do original, Gone Girl de 2014) surge para mostrar como se faz. Não poderia ser diferente: sob a direção do espetacular David Fincher e com roteiro da própria autora do livro, Gillian Flynn, o suspense começa devagar mas consegue prender o espectador até o final

O longa se mantém com de uma premissa básica: no aniversário de cinco anos de casamento de Nick Dunne (Ben Affleck) e Amy Dunne (Rosamund Pike), a esposa simplesmente desaparece. Tudo que acontece a partir desse fato leva as autoridades (e o espectador) a crer que Nick é o culpado pelo sumiço de Amy. Contando dessa forma pode parecer mais um filme de suspense previsível que é abarrotado de clichês, certo? Errado. A trama é repleta de reviravoltas, que começam a surgir quando se descobre o que houve com a personagem de Rosamund Pike.

Através das narrativas paralelas que contam como Nick e Amy desenvolveram seu relacionamento e como as investigações transcorrem, pode-se perceber como o roteiro foi bem montado, tornando-se praticamente impossível para quem assiste a película, desvendar o desfecho pois tudo se trata de um grande jogo de aparências que se torna mais complexo ao decorrer das 2h29min.


David Fincher dirige e não surpreende como em Seven (1995) ou como em Clube da Luta (1999), na verdade está mais próximo de Zodíaco (2007), ou seja, longe de decepcionar, se trata de um filme extremamente cínico que critica duramente os relacionamentos contemporâneos ao estereotipar os protagonistas e aproveita toda a situação que é criada com a investigação teatral para acertar um soco no estômago da mídia que sempre aproveita a deixa para montar um verdadeiro circo publicitário . É de fato um ótimo suspense dele que é especialista nos dramas pessoais. Mas quem se destaca e rouba a cena é Rosamund Pike.

Confesso que se não tivesse pesquisado seus trabalhos anteriores não me lembraria de suas atuações. Fincher já alavancou a carreira de diversas atrizes e atores anteriormente mas o que Pike faz neste filme é digno de Oscar. Sem querer revelar o enredo mas histórias de mulheres malucas necessitam de uma atriz excelente e neste caso o resultado superou a expectativa. Ben Affleck não deixa a desejar e representa muito bem seu papel. Tyler Perry interpreta o "anjo da guarda dos assassinos de esposas" e serve como alívio cômico para quebrar o gelo do clima tenso que paira sobre o filme todo. Vale também mencionar a participação de Neil Patrick Harris que sempre marca os projetos em que trabalha.

A trilha sonora não é muito presente mas se faz perceber nos momentos mais perturbadores, como deve ser em um bom suspense.

Envergonho-me de dizer que ainda não tive a oportunidade de ler o livro que deu origem ao filme para poder comparar as duas obras mas como exceções que quebram a regra são difíceis de se encontrar deixo uma imagem que sintetiza bem a situação

Todo mundo gosta mais de chocolate (frutas cristalizadas = lixo)

Garota Exemplar é um filme daqueles gostosos de se assistir: é bonito, ácido e crítico na medida certa; pontual em suas tiradas, com excelentes atuações e um renomado diretor, coroado por um roteiro acima da média. Vale muito a pena ser visto.



Compartilhe:

SOBREMIM

Sou Henrique Simão, sempre (mesmo) gostei de escrever, ler, jogar videogame e assistir filmes. Então decidi juntar todas essas coisas em uma: criei o Masmorra Cultural. Mas o que faço da vida não tem nada a ver com tudo isso, cursei 1 semestre de Jornalismo e tive que sair do curso. Hoje faço faculdade de Gestão Empresarial e trabalho em um Escritório de Gerenciamento de Projetos. Escrever é meu passatempo, jogar, ler e assistir também, porém continuo atrás de meu sonho que é escrever um livro, pelo menos um, aproveitando as milhares de ideias que surgem todos os dias. Amo música e futebol também, tenho constantes embates internos com meus sentimentos e filmes de romance, em minha opinião, são os que mais se aproximam de um retrato da realidade

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

1 comentários:

  1. Henrique sei que sou suspeita para falar de você, quero dizer que adorei seu blog. Te amo, parabéns e sucesso,felicidades e FELIZ 2015!!!

    ResponderExcluir